Prefeitura intensifica implementação da sustentação dos passeios da ‘Rua da Frente’

Obras e Urbanização
01/03/2023 12h30

A reforma e reforço estrutural dos passeios das avenidas Ivo do Prado, Otoniel Dórea e Rio Branco, em um trecho conhecido como ‘Rua da Frente’, mudará as condições de acessibilidade na região central da cidade, aprimorando a dinâmica de trânsito com mais comodidade e segurança para pedestres, ciclistas e condutores que circulam diuturnamente no local.

O serviço, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), avança com a implantação de blocos de concreto pré-moldado, que formarão a sustentação da nova calçada, no trecho entre as avenidas Rio Branco e Otoniel Dórea.

Depois da conclusão de toda a estrutura de suporte, serão feitos os acabamentos da obra, que incluem a pavimentação em concreto dos passeios. Já estão em processo de produção as peças pré-moldadas que comporão a nova balaustrada do equipamento, que também serão implantadas na etapa final.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, explica a importância da obra para a mobilidade urbana daquela região.

“A reforma acontece porque já havíamos identificado a necessidade de intervenção nos passeios. Aquela área possui um movimento muito intenso e vamos proporcionar uma travessia segura para trabalhadores e para quem precisa passar todos os dias por aquele trajeto, seja a pé, no seu veículo ou bicicleta.  Além disso, teremos uma estrutura condizente com a beleza do Rio Sergipe, e vamos implantar bancos em toda a extensão para proporcionar a possibilidade de contemplação daquele belo cenário”, detalha.

Além da mudança na estrutura de sustentação, o passeio será ampliado em 65 cm. A obra envolve a recuperação da balaustrada, pavimentação da calçada em concreto em área de aproximadamente 2,1 mil m², implantação de bancos e iluminação em LED, pintura, meio-fio e gramado.

A nova calçada cumprirá todas as normas de acessibilidade e garantirá melhor mobilidade, com a construção de rampas para cadeirantes com pisos táteis. Além disso, a gestão municipal implantará uma ciclovia, que vai facilitar o trajeto para ciclistas.

A obra é fruto de um investimento superior a R$ 5,4 milhões em recursos próprios da Prefeitura de Aracaju. A calçada fica situada às margens do Rio Sergipe, no trecho localizado entre o Largo da Gente Sergipana e o chamado ‘terminal de tototós’, totalizando uma extensão de aproximadamente 870 m.